quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sons e sabores tradicionais de S. Martinho

Terras de Bouro acolheu a já tradicional ‘Feira de S. Martinho’. As castanhas de Outono fizeram parte do cardápio de produtos locais que incluíam as roscas, a doçaria variada, os tremoços e as azeitonas, as nozes, o mel, os produtos agrícolas e o artesanato minhoto.
Os típicos chás terrabourenses foram, no entanto, os produtos mais procurados pelos visitantes, num evento onde as primeiras chuvas deste Outono acabaram por afastar algum público, sobretudo no domingo, depois das enchentes do sábado, cuja noite teve direito à actuação animada de Augusto Canário.
De acordo com os responsáveis autárquicos, a Feira de S. Martinho é um evento de relevo para “divulgar e valorizar as potencialidades económicas, turísticas e culturais de Terras de Bouro e do Gerês”.
Além de expositores com actividades variadas que se concentraram no Largo Padre Martins Capela, o acontecimento teve também os seus apontamentos no que respeita à animação, com a música tradicional e popular em destaque, que contou ainda com a participação dos ranchos folclóricos de Terras de Bouro, para além de Augusto Canário.Por causa da chuva de domingo, a feira de produtos típicos locais que decorreu na Praça do Município sentiu a fraca participação popular, agravando as queixas dos produtores, que também lamentavam a menor qualidade da colheita de castanha deste ano.
Ainda assim, a corrida de cavalos de passo travado resistiu às adversidades, tendo contado com a participação de mais de uma dezena de cavaleiros. A tarde foi também animada pelas desfolhadas e o tradicional magusto e a realização do 'Trilho dos Moinhos'. Do programa,a evidencia-se ainda um seminário, na tarde de sábado, dedicado ao 'Empreendedorismo Sustentável'.
De França, chegou uma comitiva de 20 pessoas, de Saint Arnoult en Yvelines, localidade francesa que regista uma forte implantação de emigrantes portugueses, nomeadamente, terrabourenses. A delegação francófona realizou, em conjunto com as respectivas famílias portuguesas de acolhimento, uma série de actividades de carácter turístico e cultural, no âmbito do processo de geminação, iniciado em 2004.A iniciativa permitiu reforçar a “aproximação social e cultural das duas comunidades, enquadrando-se tal acção no aprofundamento e desenvolvimento de um espírito europeu que se quer forte e multifacetado”.
De salientar a “projecção turística” que Terras de Bouro e o Gerês têm com este tipo de actividades, já que, “posteriormente, se realizará também uma visita terrabourense a França, além da criação óbvia de laços de afinidade entre as famílias envolvidas e que já proporcionou até hoje intercâmbios de vária ordem, nomeadamente, culturais, desportivos e gastronómicos”.
A comitiva francesa foi chefiada pela autarca de Saint Arnoult-en-Yvelines, Françoise Poussineau e pela Presidente da Comissão de Geminação, Collette Bumillier, esperando-se que a estadia tenha consolidado ainda mais este projecto de geminação.
Fonte: Terras do Homem, em 27-10-2011

Sem comentários: