segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Reorganização administrativa das freguesias

Conforme tinha aqui dito anteriormente, realizou-se, hoje, a primeira reunião da comissão de acompanhamento da reorganização administrativa das freguesias do concelho.
Tal como o que seria expectável, não creio ser possível chegar a um novo mapa organizativo de forma consensual.
Algumas juntas ainda não realizaram as suas assembleias de freguesia para discutir este assunto mas, uma forma resumida, desta reunião, destacaria os seguintes pontos:
-A esmagadora maioria da comissão achou que se devem manter o máximo de freguesias possível – segundo os critérios, das 17 atuais para um nº entre 11 e 13;
-Algumas freguesias propuseram alterações ao mapa inicial e outras aceitaram o que estava proposto. Desta forma, numa primeira abordagem, seriam agregadas, por proposta das respetivos presidentes, as seguintes freguesias:
Vilar e Chamoim
Ribeira e Souto (conforme previsto)
Monte (Sta. Isabel) e Chorense.
- Depois, todas as freguesias que, pelos critérios, podem continuar conforme estão neste momento, mostraram-se irredutíveis em efetuar qualquer alteração. Casos da Balança, Covide, Gondoriz e Cibões;
- Por fim, a situação mais complexa, e que gerou mais discussão, prendeu-se com o facto da freguesia do Campo do Gerês não aceitar a união administrativa com Carvalheira, nem Cibões com Brufe.
O Campo, pretende continuar como está ou, eventualmente, aceitaria a união com Brufe. No entanto, Campo e Brufe não somam um total de 300 habitantes conforme estipula a lei. Por outro lado, Cibões recusa-se aceitar a junção com Brufe. Ora aqui terá que ser encontrada uma solução, porque Brufe, com 50 habitantes, dificilmente, poderá continuar como freguesia isolada.
Assim, até à próxima reunião, deverá haver discussão nas Assembleias de Freguesia e com as populações de forma a tentar encontrar uma solução, sob pena desta reorganização poder ser efectuada ao nível do poder central. Assim, podemos correr o risco dessa solução ser semelhante ao do mapa que aqui publiquei, com casos completamente absurdos, para quem conhece o concelho.
Grupo Facebook de Terras de Bouro (António Cunha), em 12-12-2011

Sem comentários: