quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Consumada revolução do mapa escolar do Vale do Homem

O mapa escolar do Vale do Homem para os próximos anos está definido, consumando-se a revolução da organização e distribuição dos estabelecimentos escolares pelos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde. Ao fecho de escolas do primeiro ciclo e aberturas de centros escolares, veio agora juntar-se a junção de agrupamentos, esperando-se que o setor entre rapidamente numa fase de maior estabilidade regulamentar e legislativa.
Seja por motivações de poupança económica, seja por razões de melhoria da qualidade de ensino, o próximo ano letivo traz novidades administrativas que são mais sentidas pelos professores e elementos das direções escolares. Aos pais e alunos, notam-se mais os últimos fechos de escolas 'primárias', para além dos custos do material e livros escolares, sempre agravados pela inflação.
No arranque do ano letivo, quatro escolas do concelho de Vila Verde não vão abrir portas, mas a mexida de maior impacto é nos agrupamentos escolares, com as junções de Vila Verde com Pico de Regalados e da Ribeira do Neiva com Moure. Mantêm-se intactos os agrupamentos de Prado e a Escola Secundária de Vila Verde.
Em resultado destas mudanças, assumidas pelos municípios e pelo ministério da Educação - através da Direção Regional de Educação do Norte (DREN) - o ex-diretor da EB2,3 de Vila Verde, António Amaro, abandona funções diretivas, tal como Martinha Soares, que dirigia o agrupamento da Ribeira do Neiva.
(…)
Em Terras de Bouro, Óscar Rodrigues é quem lidera o único agrupamento já instalado do concelho, com sede Escola EB 23/S Padre Martins Capela, em Moimenta.
No que toca aos centros escolares, é também em Moimenta que está sedeada estrutura que acolhe os alunos do primeiro ciclo de todo o concelho, com exceção das três freguesias do Vale do Cávado, Rio Caldo, Valdozende e Vilar da Veiga.
(…)
Terras de Bouro com nove estabelecimentos de ensino em funcionamento
Sem encerramentos no atual ano letivo, o parque escolar de Terras de Bouro já está definido há muito tempo. Ao todo, são nove os estabelecimentos de ensino em atividade por todo o concelho. Na zona do Vale do Homem, por exemplo, o Centro Escolar de Moimenta recebe todas as crianças do 1º ciclo daquela área do concelho, bem como alunos do jardim de infância de várias freguesias. Carvalheira e Chorense são as únicas freguesias que ainda têm o jardim de infância em funcionamento. Ao nível do 2º, 3º ciclo e ensino secundário, a EB 2,3 Padre Martins Capela recebe todos os alunos do Vale do Homem.
No que diz respeito ao Vale do Cávado, está ainda em atividade a EB 1, com jardim de infância, do Gerês, um estabelecimento de ensino com iguais valências em Rio Caldo e outro em Valdozende. A EB 2,3 de Rio Caldo, assegura ainda a continuidade destes alunos para os 2º, 3º ciclo e ensino secundário.
Falamos de um núcleo de perto de mil alunos em todo o concelho, num só Agrupamento de Escolas com sede em Moimenta.
(…)
Fonte: Terras do Homem, em 2-08-2012

Sem comentários: