sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Operação da GNR sinaliza idosos que vivem sozinhos

A GNR tem em marcha a Operação Censos Sénior 2013. A campanha visa atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados e identificar novas situações. No distrito de Braga, a operação está a cargo dos elementos dos Núcleos de Programas Especiais dos vários destacamentos.
A operação decorre até ao final de fevereiro e inclui também a realização de ações de sensibilização para que a população idosa «adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes», adianta a GNR.
Durante a operação, acrescenta a mesma fonte, serão ainda divulgados os programas “Residência Segura” e “Chave Direta”, «motivando-se a população idosa ao preenchimento de uma “ficha de residência”, que permite recolher os elementos necessários para elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto, empenhando-se dessa forma meios humanos e materiais em regime de exclusividade, possibilitando assim realizar ações de patrulhamento direcionado».
Em 2012, a segunda edição da Operação Censos Sénior, permitiu a sinalização de 23 mil idosos a residirem e/ou em locais isolados.
Fonte: Diário do Minho, em 18-01-2013

Sem comentários: