quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Carvalheira: população atenta à presença de estranhos

A população de Carvalheira, em Terras de Bouro, tem andado apreensiva com a presença constante de pessoas estranhas na freguesia. Segundo o presidente da junta, António Machado, alguns moradores já foram abordados em suas casas, por pessoas que dizem ser vendedores.
“Tem havido visitas às pessoas, só que elas, com medo, não abrem a porta. Muitos dos moradores são pessoas de idade que moram sozinhas e têm medo de que seja para assaltar ou para praticar alguma burla”, disse António Machado. O autarca revelou que ainda recentemente apareceram “dois indivíduos a pedir para uma instituição de Vila Nova de Gaia. A GNR já anda atrás deles.”
António Machado revelou, ainda, que por enquanto ainda não foram registados assaltos e burlas, até porque a população está sensibilizada para os procedimentos de segurança a ter em casa ou na rua.
“A população está alerta. Geralmente depois da Missa há sempre alguém que passa pela junta a perguntar como é que deve fazer para estar seguro em casa. Nós também temos um contacto regular com a GNR, que nos tem dado um bom apoio”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Carvalheira.
Medidas de segurança
Uma das medidas a adoptar por quem está sozinho em casa é nunca abrir a porta a pessoas desconhecidas. Sempre que alguém disser que está em representação de um empresa ou instituição deve ser solicitada a identificação da pessoa e ligar para a empresa ou instituição no sentido de saber se estão a fazer qualquer contacto porta a porta na zona. Em caso de dúvida os moradores devem solicitar a presença da GNR no local. Tenha sempre à mão o número das autoridades policiais da área de residência.
Nunca divulgue dados sobre a sua família, vizinhos ou amigos (nomes, moradas, números de telefone, ou aspectos da vida privada) a quem não conhece. Tais dados podem servir para cometer burlas ou assaltos.
Fonte: Correio do Minho, em 28-02-2013

Sem comentários: