segunda-feira, 20 de maio de 2013

PCP questiona Governo sobre sensores óticos de detenção de fogos no Peneda-Gerês

O PCP quer saber se o Governo tem conhecimento de que a instalação de sensores óticos de detenção de incêndios no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) está atrasada e quais as razões desse mesmo atraso.
Num conjunto de perguntas dirigidas ao ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, os deputados do PCP perguntam ainda que medidas vão ser tomadas para que os sensores estejam a funcionar no início da época mais crítica dos incêndios, na fase Charlie, a partir de 01 de julho.
Os parlamentares comunistas Carla Cruz, Honório Novo, Jorge Machado e João Ramos querem também saber a quem foi adjudicada a implementação dos sensores óticos no PNPG.
Segundo os deputados, o Governo, por intermédio do Ministério da Administração Interna, anunciou que iriam ser instalados 13 sensores óticos no parque que entrariam em funcionamento a 01 de julho.
Mas, acrescentaram, "em reunião com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga, fomos informados que a instalação dos sensores está atrasada o que poderá potenciar as fragilidades no sistema de deteção de fogos".
O PCP relembrou que, nos últimos anos, tem havido um aumento "significativo" do número de fogos no parque, daí a necessidade dos sensores óticos.
Entre 1990 e 2008, segundo dados do então Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, ocorreram no PNPG 1.455 incêndios florestais, totalizando uma área ardida de 21.059 hectares.
A prevenção, deteção e combate aos incêndios no PNPG está sob a responsabilidade de várias entidades e estruturas, mas, na opinião dos deputados, as características topográficas do território dificultam o seu combate.
Localizado na região norte de Portugal (Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes) e abrangendo os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço, num total de 70.290 hectares, o PNPG é a única área protegida nacional que possui a categoria de parque nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.
Fonte: Lusa/Fim, em 20-05-2013

Sem comentários: